Powered By Blogger

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Relação Pais e professores na Educação infantil



   A educação é transformação, conhecimento de todas as faculdades do individuo, buscando assumir os padrões sociais vigentes; a arte do ensino. Educação é ser uma pessoa cursada, doutora, ou uma pessoa honesta e de respeito. Ela parte de  gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparada para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política.
 A  infância é fundamental, pois,  é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade. Ela se define como  o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo - primeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade.
Na educação infantil  acontece o primeiro encontro entre aluno e professor, é o momento no qual há uma “separação”entre filhos e pais, onde há uma nova adaptação com novas experiências na vida criança, pois a mesma se interagem com outros colegas fazendo troca de conhecimento. A diferença de imagem dos pais perante os professores diferem-se devido às classes sociais, pois muitas vezes os pais, principalmente as mães mais conceituadas  que tem mais conhecimentos passa a competir com o professor, isso pode ser por ciúmes dos filhos já que os mesmos  passam a ter uma relação muito próximas com o educador que na maioria das vezes é mulher, já os de classes menos favorecidas vêem os professores como mestre do conhecimento, respeitam suas posturas.Por isso a relação de pais e professores é fundamental para  Contribuir no processo de desenvolvimento de aptidões ensinos e aprendizagens , de atitudes e de outras formas de conduta exigidas pela sociedade. Instruir no processo globalizado que visa à formação integral de uma pessoa, para o atendimento às necessidades e às aspirações de natureza pessoal e social,
A percepção de alguns pais com relação à educação dos filhos muitas vezes se centraliza na escola, acreditando eles que a mesma seja responsável pela sua educação, quando na verdade é na família que acontece a primeira educação  e na escola acontece o processo de socialização da criança, assim trabalhando pais e professores  juntos podem desenvolver  na criança, os estados físicos, intelectual, moral e social da criança.
Um comprometimento sério, por parte dos docentes e da família pode ser um ponto de partida para que juntos pais e professores possam desenvolver um processo ensino aprendizagem mais contextualizado, essa parceria garante a socialização da criança por meio de ações interativas .
Pedagoga
Elpídia Neta.

Nenhum comentário: