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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL

A - Aperto de mãos: jamais se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos dedos da outra pessoa. o aperto de mão deve ser firme, demosntrando para a outra pessoa que você tem prazer no contato com ela. lamnetável aquele que parece querer estraçalhar os dedos da outra pessoa.
B - Batom: Jamais retocar o batom em mesas de refeição e evitar ao máximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos , guardanapos e toalhas de lavabo.
C - Cartões de visita: Imprescindível para o profissional que deseja projetar uma imagem bem cuidada. É necessário dominar com desenvoltura todos os aspedtos que envolvem a troca de cartões de visita. Nunca se apresentesem eles. Dizer que acabaram revela certa desorganização e falta de logística pessoal.
D - Direção do automóvel: Um dos mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem- educada. Sem comentários: Buzinar muito, obstruir calçadas, avançar sinais, e faixas de pedestres, ultrapassar pelos acostamentos e estacionar ocupando duas vagas, esquecendo-se dos demais.
E - Elogio: ferramenta poderosa que desperta no semelhante à vontade de cooperar. ele eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos desagradáveis de uma crítica.
F - Fofoca: Nunca será um comportamento de pessoas verdadeiramente elegantes. O profissional que se entrega a ela deixa transparecer que, no mínimo é um desocupado.
G - Gafe: Atitude ou comportamento que repercute de forma desfavorável no convívio social ou profissional Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia.
H - Honestidade: Um dos " agás" do profissional de sucesso. Caminha lado a lado com a humildade, com o humor e com a habilidade.
I - Iniciativa: requisito básico para que o profissional seja pró- ativo e bom colaborador dos colegas e da chefia. De nada adiantárá ter boas idéias , se não agir para colocá-las em prática.
J - Jóias: Juntamente com as bijuterias devem ser discretas. Qualquer exagero dá ares de " perua" à mulher que usa. O visual do mundo corporativo exige mais discrição nos trajes. a elegãncia não admite excessos de nenhuma natureza.
L - Lenço: Peça essencial, que deve estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. Embora banido e substituído pelos de papel, é um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses, espirros e mãos suadas.
M - Marketing pessoal: Instrumento fundamental para que você se mostre  ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. Ningyém compra seu talento e competência se não descobrir que você os tem. Entre dois candidatos a uma vaga de emprego ou promoção na carreira, certamente a escolha irá recair naquele com melhor imagem, trato e apresentção.
N - Negatividade: Deve ser banida da atitude do profissional que deseja o sucesso. aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos e ações. Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.
O - Óculos escuros; Devem ser retirados quendo você conversa com outra pessoa. O interlocutor deve ver os seus olhos. Sempre olhe para as pessoas com quem fala. Quando isso não acontece, a outra pessoa pensa que não tem nenhuma importância para você.
P - Pontualidade: Marca das pessoas bem -educadas. No Brasil, é um atributo ainda desprezado por muitos. Exatamente por isso, destaca positivamente o profissional que faz uso dela.
Q - Qualidade: adote para sua vida o principal da qualidade: "Hoje melhor ontem e amamnhã melhor que hoje". Valorize sua melhorias diárias. Busque sempre o seu aprimoramento.
R - Resposta: adote como norma de conduta responder sempre as suas correspondências ( cartas e e-mails) e aos seus telefonemas. Quando não faz isso, comete extrema grosseria.
S - Sorriso: Estabeleça como meta dar no mínimo cinco sorrisos por dia, o sorriso é a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas. No seu cotidiano use-o em abundância, juntamnete com o elogio e o agradecimento.
T - Talheres: Aprenda a usar corretamente. " dize-me como comes e te direi se és elegante e bem- educado".
U - Unhas: Nunca saia de casa com esmalte descascado. No trabalho não há espaço para extravagância nas cores, tamanhos e efeitos visuais. Nos pés será sempre preferível o esmalte mais claro. deixe os vermelhos só para as mãos.
V - Viagens: saiba conduzir-se com elegância em viagens de avião, navio, ônibus e trens. Escolha a roupa e a bagagem adequadas, não incomode os outros passageiros , seja consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite gafes internacionais. Viajar é uma excelnte forma de ganhar cultura e traquejo.
X - Xícara: Segure sempre pela asa sem deixar o dedo mínimo levantar. Nunca deixe a colher dentro dela. Só no pires.


* Maria Aparecida A. araújo. consultora em comportamento Profissional, etiqueta social e internacional..
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