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segunda-feira, 14 de março de 2011

NUNCA ESQUEÇA QUE DEUS:

 1 -
'Deus não escolhe
pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos.'

2 - 'Um com Deus é
maioria.'

3 -
'Devemos orar
sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que  possamos ouvir a Deus.'

4 - 'Nada está fora
do alcance da oração, exceto o que está fora
da vontade de Deus.'

5 - 'O mais importante
não é encontrar a pessoa certa, e sim ser
a pessoa certa.'

6 -
'Moisés gastou:
40 anos pensando que era alguém; 40 anos
aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus
pode fazer com um NINGUÉM.'

7 - 'A fé rir das impossibilidades.'
8 -
'Não confunda
a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS.

9 - 'Não diga a DEUS
que você tem um grande problema. Mas diga so problema que você tem um grande Deus.

 

Enviado pela pedagoga Juliana.

sexta-feira, 4 de março de 2011

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA A VIDA.

Elogie três pessoas por dia;

Olhe as pessoas nos olhos;

Viva dentro de seus limites financeiros;

Devolva todas as coisas que vc pegar emprestado;

Doe sangue todos os anos;

Faça novos amigos, mas estime os antigos;

Mostre respeito pelos professores;

Nunca desista de ningyém. Milagres acontecem todos os dias;

Admita os seus erros;

Diga com frequência para os seus filhos, o quanto eles são maravilhosos, e o quanto você confia neles;

Sorria muito. Não custa nada e é caríssimo;

Aprenda a fazer RCP (reanimação cardiopulmonar);

trace uma meta em um ano e leia a Bíblia até o fim;

Aprenda a ouvir. A oportunidade as vezes bate à sua porta de forma sutil;

Lembre-se sempre dos nomes das pessoas;

Mantenha o seu relógio adiantado cinco minutos;

Seja o amigo mais atencioso do mundo;

Nunca envergonhe alguém de propósito;

Escreva um bilhete de agradecimento para a professora(o) do seu filho quando perceber que ele está aprendendo coisas novas.

Surpreenda um velho amigo com um telefonema;

Ame profundamente.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"NÓIS MUDEMO"



  O ônibus da Transbrasiliana deslizava manso pela Belém-Brasília rumo a Porto Nacional. Era Abril, mês das derradeiras chuvas. No céu, uma luazona enorme pra namorado nenhum botar defeito. Sob o luar generoso, o cerrado verdejante era um presépio, toda poesia e misticismo.
  Mas minha alma estava profundamente amargurada. O encontro daquela tarde, a visão daquele jovem marcado pelo sofrimento, precocemente envelhecido, a crua recordação de um episódio que parecia tão banal... Tentei dormir. Inútil. Meus olhos percorriam a paisagem enluarada, mas ela nada mais era para mim que o pano de fundo de um drama estúpido e trágico.
As aulas tinham começado numa segunda-feira. Escola de periferia, classes heterogêneas, retardatários. Entre eles, uma criança crescida, quase um rapaz.
- Por que você faltou esses dias todos?
- É que nóis mudemo onti, fessora. Nóis veio da fazenda. Risadinhas da turma.
- Não se diz "nóis mudemo", menino! A gente deve dizer: nós mudamos, tá?
-Tá, fessora!
'No recreio, as chacotas dos colegas: Oi, nóis mudemo! Até amanhã, nóis mudemo! No dia seguinte, a mesma coisa: risadinhas, cochichos, gozações.
- Pai, não vô mais pra escola!
- Oxente! Módi quê?
Ouvida a história, o pai coçou a cabeça e disse:
- Meu fio, num deixa a escola por uma bobagem dessa! Não liga pras gozações da mininada! Logo eles esquece.
Não esqueceram.

  Na quarta-feira, dei pela falta do menino. Ele não apareceu no resto da semana, nem na segunda-feira seguinte. Aí me dei conta de que eu nem sabia o nome dele. Procurei no diário de classe e soube que se chamava Lúcio - Lúcio Rodrigues Barbosa. Achei o endereço. Longe, um dos últimos casebres do bairro. Fui lá, uma tarde. O rapazola tinha partido no dia anterior para a casa de um tio, no sul do Pará.
- É, professora, meu fio não aguentou as gozação da mininada. Eu tentei fazê ele continua, mas não teve jeito. Ele tava chatiado demais. Bosta de vida! Eu devia di té ficado na fazenda côa famia. Na cidade nóis não tem veis. Nóis fala tudo errado.
Inexperiente, confusa, sem saber o que dizer, engoli em seco e me despedi.
O episódio ocorrera há dezessete anos e tinha caído em total esquecimento, ao menos de minha parte.
Uma tarde, num povoado à beira da Belém-Brasília, eu ia pegar o ônibus, quando alguém me chamou. Olhei e vi, acenando para mim, um rapaz pobremente vestido, magro, com aparência doentia.
- O que é, moço?
- A senhora não se lembra de mim, fessora?
Olhei para ele, dei tratos à bola. Reconstituí num momento meus longos anos de sacerdócio, digo, de magistério. Tudo escuro.
- Não me lembro não, moço. Você me conhece? De onde? Foi meu aluno? Como se chama?
Para tantas perguntas, uma resposta lacônica:
- Eu sou "Nóis mudemo”, lembra?
Comecei a tremer.
- Sim, moço. Agora lembro, Como era mesmo seu nome?
- Lúcio - Lúcio Rodrigues Barbosa.
- O que aconteceu com você?
- O que aconteceu ? Ah! fessora! É mais fácil dizê o que não aconteceu . Comi o pão que o diabo amasso. E êta diabo bom de padaria! Fui garimpeiro, fui bóia fria, um "gato" me arrecadou e levou num caminhão pruma fazenda no meio da mata. Lá trabaiei como escravo, passei fome, fui baleado quando consegui fugi. Peguei tudo quanto é doença. Até na cadeia já fui para. Nóis ignorante às veis fais coisa sem querê fazé. A escola fais uma farta danada. Eu não devia de té saído daquele jeito, fessora, mas não aguentei as gozação da turma. Eu vi logo que nunca ia consegui fala direito. Ainda hoje não sei.
- Meu Deus!
Aquela revelação me virou pelo avesso. Foi demais para mim. Descontrolada comecei a soluçar convulsivamente. Como eu podia ter sido tão burra e má? E abracei o rapaz, o que restava do rapaz, que me olhava atarantado.
O ônibus buzinou com insistência.
- O rapaz afastou-me de si suavemente.
- Chora não, fessora! A senhora não tem curpa.
Como? Eu não tenho culpa? Deus do céu!

Entrei no ônibus apinhado. Cem olhos eram cem flechas vingadoras apontadas para mim. O ônibus partiu. Pensei na minha sala de aula. Eu era uma assassina a caminho da guilhotina.

Hoje tenho raiva da gramática. Eu mudo, tu mudas, ele muda, nós mudamos, mudamos, mudaamoos, mudaaamooos... Super usada, mal usada, abusada, ela é uma guilhotina dentro da escola. A gramática faz gato e sapato da língua materna - a língua que a criança aprendeu com seus pais e irmãos e colegas
- e se torna o terror dos alunos. Em vez de estimular e fazer crescer, comunicando, ela reprime e oprime, cobrando centenas de regrinhas estúpidas para aquela idade.
E os lúcios da vida, os milhares de lúcios da periferia e do interior, barrados nas salas de aula: "Não é assim que se diz, menino!" Como se o professor quisesse dizer: "Você está errado! Os seu s pais estão errados! Seus irmãos e amigos e vizinhos estão errados! A certa sou eu! Imite-me! Copie-me! Fale como eu ! Você não seja você! Renegue suas raízes! Diminua-se! Desfigure-se! Fique no seu lugar! Seja uma sombra!"

E siga desarmado para o matadouro

Fidêncio Bogo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO.

   Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
   É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
   É uma elegância desobrigada. É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca a boca. É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.É possível detectá-las em pessoas pontuais. elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda á secretaria, filho(a) que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.´
   É elegante não ficar espaçoso demais. é elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papo informais. É elegante retribuir carinho e solidariedade. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. Não há livros que ensinem alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma tão arrogante.
   Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
   Educação enferruja por falta de uso. "LEMBRE-SE de que colheremos infalivelmente aquilo que houvermos semeado. Fique alerta quanto ao momento presente. Plante apenas sementes de sinceridade e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria, da felicidade. Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou".

domingo, 20 de fevereiro de 2011

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ( JARDIM DE INFÂNCIA)

TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER, SOBRE COMO VIVER, O QUE FAZER E COMO SER, EU APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA.  A SABEDORIA NÃO SE ENCONTRAVA NO TOPO DE DE UM CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO, MAS NO MONTINHO DE AREIA DA ESCOLA DE TODO O DIA. ESTAS SÃO AS COISAS QUE APRENDI LÁ:
1- COMPARTI LHE TUDO.
2- JOGUE DENTRO DAS REGRAS.
3- NÃO BATA NOS OUTROS.


4- COLOQUE AS COISAS DE VOLTA ONDE PEGOU.
5- ARRUME SUA BAGUNÇA.
6- NÃO PEGUE AS COISAS DOS OUTROS.



7-PEÇA DESCULPAS QUANDO MACHUCAR ALGUÉM.



8- LAVE AS MÃOS ANTES DE COMER E AGRADEÇA A DEUS ANTES DE DEITAR.
9- DÊ DESCARGA. (ESSE É IMPORTANTE)
10- BISCOITOS QUENTINHOS E LEITE FAZEM BEM PARA VOCÊ.



11- RESPEITE O OUTRO.
12- LEVE A VIDA EQUILIBRADA: APRENDA UM POUCO, PENSE UM POUCO... DESENHE... PINTE... CANTE...DANCE... BRINQUE... TRABALHE UM POUCO TODOS OS DIAS.



13- TIRE UMA SONECA A TARDE. (ISSO É MUITO BOM).
14. QUANDO SAIR, CUIDADO COM OS CARROS.
15- DÊ A MÃO E FIQUE JUNTO.



16- REPARE NAS MARAVILHAS DA VIDA.




17- OS PEIXES DOS MARES E RIOS, PEIXINHOS DOURADOS, O HAMSTER, O CAMUNDONGO BRANCO E ATÉ MESMO A SEMENTINHA NO COPINHO PLÁTICO, TODOS MORREM... NÓS TAMBÉM.


PEGUE QUALQUER UM DESSES ITENS, COLOQUE-OS EM TERMOS MAIS ADULTOS E SOFISTICADOS E APLIQUE-OS EM SUA VIDA FAMILIAR, AO SEU TRABALHO, AO SEU GOVERNO, AO SEU MUNDO E AÍ VERÁ COMO ELE É VERDADEIRO CLARO E FIRME...

PENSE COMO O MUNDO SERIA MELHOR SE TODOS NÓS, NO MUNDO TODO, TIVÉSSEMOS BISCOITOS E LEITE TODOS OS DIAS POR VOLTA DAS TRÊS DA TARDE E PUDÉSSEMOS NOS DEITAR COM UM COBERTOZINHO PARA UMA SONECA...


OU SE TODOS OS GOVERNOS TIVESSEM COMO REGRA BÁSICA DEVOLVER AS COISAS AO LUGAR EM QUE ELAS SE ENCONTRAVAM E ARRUMASSEM A BAGUNÇA AO SAIR...AO SAIR PARA O MUNDO É SEMPRE MELHOR DAR-MOS AS MÃOS E FICAR-MOS JUNTOS.

"É NECESSÁRIO ABRIR OS OLHOS E PERCEBER QUE AS COISAS BOAS ESTÃO DENTRO DE NÓS, ONDE OS SENTIMENTOS NÃO PRECISAM DE MOTIVOS NEM OS DESEJOS DE RAZÃO. O IMPORTANTE É APROVEITAR O MOMENTO E APRENDER SUA DURAÇÃO, POIS A VIDA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM SOUBER VER.


TEMPO DE GERMINAR
KARIN IZUMI


 





sábado, 19 de fevereiro de 2011

CRIANÇA PRECISA BRINCAR.

"Quando me virem a montar blocos, a construir casas, prédios, cidades, não diga que estou só a brincar, porque a brincar estou a aprender, a aprender sobre o equilíbrio e as formas. Um dia... posso vir a ser Engenheiro ou Arquiteto.


Quando me virem coberto de tinta, ou a pintar, ou a esculpir e ao moldar barro, não digam que estou só a brincar, porque a brincar estou a aprender, a aprender a expressar-me a criar. Um dia... posso vir a ser Artista ou Inventor.

Quando me virem sentado, a ler para uma plateia imaginária, não riam e achem que estou só a brincar, porque a brincar estou a aprender, a aprender a comunicar e a interpretar. Um dia... posso vir a ser Professor ou Ator.


Quando me virem á procura de insetos no mato, ou a encher os meus bolsos de bugigangas, não ache que estou só a brincar, porque a brincar estou a aprender, a aprender a prestara a atenção e a explorar.
Um dia.. .posso posso vir a ser Cientista.


Quando me virem a montar puzzle, ou em algum jogo da escola, não pensem que perco o tempo a brincar, porque ao brincar estou a aprender, a aprender a resolver problemas e concentrar-me. Um dia...posso vir a ser Empresário.


Quando me virem a pular, a saltar, a correr e a movimentar-me, não digam que estou só a brincar, porque a brincar estou a aprender, a aprender como funciona o meu corpo. Um dia ... posso vir a ser Médico, Enfermeiro ou Atleta.


Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola, e eu disser que brinquei, não me entendam mal. Porque a brincar estou a aprender, a aprender a trabalhar com prazer e eficiência. Estou a preparar-me para o futuro".


Hoje sou CRIANÇA e o meu trabalho é BRINCAR.









sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PALESTRA MINISTRADA PELO MÉDICO PSIQUIATRA Dr. IÇAMI TIBA, EM CURITIBA.

1- Educação não pode ser delegada à escola. aluno é transitório. Filho é para sempre.
2- O quartoA  não é lugar para fazer criança cumprir castigo. não se pode castigar com internet, som, TV, etc...
3- Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena ( condenação judicial) deve se passar o dia todo em hospital de queimados.
4- É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. se falar que o professor o xingou, tem que ir à escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5- Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6- A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE  interferir nas regras ditadas pelo pai ( e nas punições também) e vice-versa. se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7- Em casa que tem comida, criança não morre de fome, se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer qual é a hora de se comer e o que comer.
8- A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9- É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos que produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: Não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10- As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente..
11- A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12- Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso de droga. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da ideia.Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve abandoná-lo.
13- A mãe é incompetente para abandonar o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14- Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá 2,3,4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15- Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16- Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. passar no vestibular é obrigação. se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17- Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18- Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá de engolir também. 
19- Videogames são um perigo: Os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem "vidas", e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
20- Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. não pode apenas bater cartão.
21- Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham."Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador". Pais têm que saber usar o skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
22- O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, mo máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
23- Filhos drogados são sempre aqueles que estiveram no topo da família.
24- Cair na conversa do filhoé criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar.
se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
25- Dinheiro "a rodo" para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Texto trabalhado no terceiro semestre do curso de pedagogia, para reflexão dos acadêmicos... E você o que pensa sobre esse assunto?????