Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

A LÍNGUA PORTUGUESA AGRADECE!!!

NUNCA DIGA:
-Menas (sempre menos)
-Iorgute (iogurte)
--Mortandela (mortadela)
-Mendingo (mendigo)
-trabisseiro  (travesseiro) essa é de doer, hein!
-Cadaço (cadarço)
-Asterístico (asterisco)
-meia cansada (meio cansada)
E LEMBRE-SE:
MAL-BEM
MAU- BOM

-Trezentas gramas ( a grama pode ser de um pasto). Se você quer falar de peso, então é O grama: TrezentOs gramas.
-Di menor, di maior ( é simplesmente maior ou menor de idade).
-Beneficiente ( beneficente, lembre-se da Beneficência Portuguesa).
-O certo é basculante e não vasculhante, aquela janela do banheiro ou da cozinha.
-Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "SUANDO" (com u) e não "SOANDO", pois quem "SOA" é sino!
-A casa é geminada ( do latim geminare = duplicar) e não germinada que vem de germinar, nascer, brotar.
Homens dizem OBRIGADO
Mulheres dizem OBRIGADA

-Para eu fazer, para eu comprar, para eu comer e não para mim fazer, para mim comprar, para mim comer...( Mim não conjuga verbos, apenas "eu, tu, nós, vós, eles")

NÃO É:
"Eu vou estar mandando"
"Vou estar passando"
"Vou estar verificando"

E SIM:
Eu vou mandar.
Eu vou passar.
Eu vou verificar.

MUITO MAIS SIMPLES, MAIS ELEGANTE E CORRETO.

Nenhum comentário: